Aldeia Estrela do Oriente

LOGO_SITE

Exu

LAROYE! LAROYE! LAROYE!

Limpar a boca e a alma de um falso propósito e de uma motivação mesquinha e egoísta no coração são necessários para se ousar falar de Exu.

Então fica aqui registrado o repúdio a todo ensinamento falso, corrupto, mentiroso e oportunista de quem ousou e ousa usar o nome e a força magística de Orixá Exu e de seus Guardiões e Guardiãs, em qualquer época e por qualquer motivo corrompido e mentiroso que seja.

Não que Exu se importe com nada disso. Vocês vão perceber neste texto que Ele não se importa não porque seja tolerante ou paciente, porque Ele não é.

Portanto, não vamos nem perder Tempo, que é um Sagrado Orixá, tentando explicar toda a absurda e infindável quantidade de maus usos e abusos que foram feitos em nome de Exu. Dos(as) corrompidos(as), Exu se encarrega e esse é um prazer que nem cogitamos tirar Dele.

Vamos focar no que interessa sobre esse incrível Orixá, para os Despertos que tiverem olhos, ouvidos e simplicidade para receber.

De acordo com as lendas, o mais comunicativo e mais próximo dos seres humanos dentre os Orixás surgiu em tempos imemoriais. Possui precedência perante os demais, assim como Oxalá, e é o Orixá responsável por fazer a ponte espiritual, a comunicação, entre os seres humanos e demais Orixás. Sem Exu nenhum Orixá se comunica com os humanos.

É o Orixá Zero, tanto quanto Oxalá, anterior à Criação e à própria manifestação dos Tronos de Deus na forma que entendemos como “Os Orixás”.

É o principal regente das Linhas da Esquerda que conhecemos como Exus (Guardiões), Pombagiras (Guardiãs) e Exus Mirins (Guardiões Mirins).

Mas, como vão perceber e para desespero dos(as) polarizados(as), Exu não é Orixá da “Esquerda”, nem da “Direita”, sejam essa Esquerda e essa Direita espirituais, políticas, emocionais, psíquicas, comportamentais, culturais.

Exu patrocina a Dualidade enquanto Desafio Divino e despreza quem se joga e se identifica com ela pela via corrompida da polarização e do maniqueísmo, como será visto.

E se diverte com quem tomba sem passar pelos desafios. Se diverte muito, e profundamente, e mesmo toda essa diversão não traz a Ele nem complacência nem compaixão por quem tomba sabendo que não deveria tombar.

Exu não é bonzinho, nem mal. Ele cria desafios esperando que sejam superados.

Seus modus operandis e caminhos são diferentes dos demais Orixás e assim Ele deve ser. Exu testa o tempo todo e seus ensinamentos são sempre paradoxais, e o erro e o tombo basicamente consistem tanto em negar quanto em seguir o que Ele ensina de maneira polarizada, o que significa que o Adepto fracassou em compreender sua natureza (a da Integração através dos Paradoxos).

Exu não tolera muito quem tenta explicá-lo e fala bobagens a seu respeito, mas dá muita corda para que se enforquem, sorrindo e dando tapinhas nas costas.

Ele prefere se revelar por Si Mesmo para quem O encontrou em seus caminhos e se dispôs e se dispõe a ouvi-lo de boca fechada e cabeça baixa.

Coloque-se de cabeça baixa perante Exu que ele erguerá sua cabeça e seu Ori (sua Coroa) perante a Vida.

E nunca, nunca, tente ditar a Exu quem ele é ou deveria ser!

Abaixo estão as revelações sobre Orixá Exu transmitidas por Ele mesmo a nós e em nosso caminho iniciático, que traduzem apenas uma parcela da Verdade Maior, que é a nossa experiência com Ele.

Se você não puder pensar, sentir e experimentar fora da caixinha da Matrix, se tiver o costume de colapsar diante dos paradoxos e de mergulhar até se afogar nas piscinas da polarização, dificilmente compreenderá este texto.

Fique à vontade e experimente você também Exu por conta própria. Só não se esqueça de fazer isso com o seu Eu e não com o seu Ego, porque o tombo de usar Exu sem Propósito não tem fim e Ele ri (e muito).

Exu tende a falar de Si Mesmo em terceira pessoa. Abaixo, alguns Dizeres do Orixá Exu por Ele Mesmo:

1. Exu é Deus não submetido às regras que criou, mas observando e cumprindo todas elas.

2. Exu testa sua Fé quando as Leis Divinas parecem não funcionar.

3. Exu é Exu. Exu é Macho. Laroye.

4. Exu é Pombagira. Exu é Fêmea. Laroye.

5. Exu é Exu Mirim. Exu é menino crescido sem crescer. Exu é guardião da infância. Exu é Criança e isto é tudo o que interessa. Laroye.

6. Exu não é nem Homem, nem Mulher, nem Criança. Exu é o que quiser ser, em conjunto ou em separado e foi com o Axé dele que Oxalá criou o mundo das formas.

7. Exu inventou a dualidade mas tira sarro dos maniqueístas que se identificam com ela.

8. Exu te testa.

9. Exu testa se o que você fala combina com o que você acredita.

10. Exu testa se o que você sente combina com o que você faz.

11. Exu não se revela para qualquer um, e por “qualquer um” entenda qualquer um que habita fora do Propósito.

12. Exu é Deus e é o Diabo em uma coisa só e ainda assim não é nenhuma dessas coisas.

13. Exu transforma o incorreto no correto.

14. Exu escreve certo por linhas tortas.

15. Exu não escreve torto por linhas certas, isso é só o ser humano que faz mesmo.

16. Exu é pequeno diante do Irmão Oxalá, mas Exu é grande diante do mundo.

(Nota: Este dizer de Exu sobre ser pequeno diante de Oxalá não tem nada a ver com a importância ou espaço que ocupam na Criação, a dos dois é a mesma. Significa apenas que, em Oxalá, Exu encontra o Propósito de seu poder e reconhece isso sem problema algum).

17. Exu se comporta, mas Exu também desobedece.

18. Exu tem disciplina, mas Exu também se insubordina.

19. Quando obedece, Exu não obedece você, humano. Obedece a si mesmo, porque quer, e quando quer.

20. Exu diz: Sou Senhor na África, no Ketu, na Angola, entre os Bantos, Inkices e Voduncis. Mas sou muito anterior à África, ao mundo e ao Universo.

21. Antes do Universo ser criado, Exu já estava lá.

22. Exu cria e Exu se adapta rápido à sua própria Criação.

23. Exu é Deus.

24. Exu é a faceta transgressora de Deus

25. Exu é o Menino Deus irriquieto e insubordinado com as suas próprias leis e regras.

26. Exu sabe botar ordem no caos.

27. E exu sabe botar caos na ordem.

28. Exu rege a Esquerda mas Exu tem dois braços, reflita.

29. Exu nao é rígido; Exu sustenta a Força com o seu gingado.

30. Exu apronta a noite toda e vira bom menino na matutina.

31. Tudo o que voce pedir pra Exu, Exu vai te conceder. E se voce pedir errado, o próprio Exu vai fazer você se foder.

32. Exu diz: Exu é Senhor do Falo. Medite e descorrompa o que quer que Falo represente para você, porque Exu não está submetido à sua distorção.

33. A alegria de Exu está em criar, por isso Exu é parceiro de Oxalá.

34. Exu respeita o velho, mas Exu não deixa de criar seu próprio caminho… Afinal, Exu é Exu.

35. Criações umbralinas e mesmo todo o umbral e as trevas custam meia piscadinha de olho e um único estalar de dedos pra Exu dissolver. Ou criar. Medite.

36. Exu diz: Exu ama os animais. Mas Exu também come os animais.

(Nota: isto não reflete uma apologia do Orixá a comer carne ou não, cuja escolha é caminho individual de cada um. As Hierarquias da Aldeia recomendam que não façamos uso alimentar de carne de nenhum tipo, se possível, mas este dizer de Exu recorda que o julgamento é ferramenta do capeta e, para nos lembrar disso, observemos que na natureza, animais criados por Deus comem outros animais criados por Deus. Encontrar outras formas de se alimentar que não estejam vinculadas ao abate animal é um processo consciencial seu, portanto não julgue, principalmente se até ontem ou anteontem você comia carne, porque Exu em si mesmo não julga. Se esta é uma pauta importante para você, conscientize o outro com base na SUA experiência e deixe isso claro. Ninguém que se sente julgado estará aberto para experimentar um caminho diferente e, nesse déficit do ego humano julgador, quem paga o pato no fim são os animais).

37. Exu diz: E comida, Exu adora comida.

(Nota: Exu tem fome de se alimentar metaforicamente, representando a ânsia do Divino por experimentar).

38. Exu aprendeu com Oxalá que tudo e todos têm uma função e razão de ser no Universo. Exu cuida para que os Destinos aconteçam. Mas Exu tem sua própria leitura e tempo do que é o Destino…

39. Exu desfaz todos os nós e os refaz de uma só vez. Se Exu aparecer usando uma mão só, é apenas porque Exu quer.

40. Exu Mirim e Oxalá Menino brincam juntos no parque celestial. Um precisa do outro.

41. Exu não precisa que você ofereça seu sangue porque Exu É o seu sangue. Medite.

42. Exu é incorreto e perfeito na sua correição. Exu incorreto corrige o universo como ninguém.

43. Exu é Senhor do Enxofre, Exu devolve tudo ao estado primordial e essencial para que seja integrado pelo Eu Matriz, separando as impurezas antes.

44. Oxalá é sábio mas Exu não tem mais nem menos sabedoria que Oxalá.

45. Exu ginga.

46. Exu é Shiva. Reflita.

47. Os Exus (Guardiões) e as Pombagiras (Guardiãs) pra se tornarem “Exus” precisam entrar no estado de EXU.

48. EXU não é nem negativo nem positivo, ele é as duas coisas quando (e enquanto).

49. Exu só faz o que quer.

50. Exu fala todas as línguas, sem Exu não existe comunicação.

51. Exu diz, a respeito das inúmeras linhas de Esquerda (Exus, Pombagiras e Exus Mirins de Umbanda: Exu é tudo aquilo mas aquilo tudo ainda é muito pouco perto do que É Exu.

52. Exu é o Agente Mágico Universal.

53. NADA no Universo acontece sem Exu.

54. Exu disponibiliza o poder dele sem economia. Mas Exu não faz o seu trabalho por você!

55. Quando Exu fala, só Exu fala. Nem a Esquerda fala. Siga o exemplo deles que acessam e vivem em Estado de Consciência de Exu.

LAROYE, EXU! LAROYE MOJUBÁ!

Texto original de Leo Estelrich para Aldeia Estrela Azul do Oriente

Reprodução e compartilhamento permitidos desde que creditada a fonte original

Rolar para cima