Culto Tradicional Yorubá
O Culto Tradicional Yorubá, amplamente conhecido como Ifá, é uma Tradição Espiritual e puramente xamânica das mais antigas, surgida entre os Yorubás.
O nome Ifá faz referência tanto à Divindade chamada Orunmilá-Ifá, o Orixá do Destino que conhece profundamente nossos espíritos e as escolhas que fizemos antes de vir a esta Terra e, por isso, nos orienta com sua sabedoria, quanto ao Oráculo que é utilizado para se acessar a sabedoria de Ifá.
É uma Tradição que cultua o Divino por meio da natureza. A natureza é e revela o Divino sob a forma dos Orixás, forças primordiais, geradoras do Universo, deste mundo e da vida, que estão presentes em toda superfície do mundo e inclusive em nós, uma vez que se tratam de elementos químicos, físicos, orgânicos, fontes do Axé, a energia abundante que tudo cria.
O fenômeno dos Orixás, dentro do Ifá, é puramente lógico. Os Yorubás souberam ler a natureza e dela extrair sua própria espiritualidade, psicologia, dinamismo, evolução, medicina, arte, cultura e um modelo social, ético e filosófico de viver, baseados nos atributos, virtudes, exemplos e ensinamentos que cada Orixá representa, uma vez personificados dentro da narrativa mítica.
É uma Tradição que se ergueu com base na observação da realidade como ela é, com foco na superação dos obstáculos e na busca pelo aproveitamento mais pleno da vida e de suas oportunidades, dentro do real, dentro do melhor, mas nunca dentro de romantismos e idealizações holográficas.
Dentro do Ifá, aprendemos a nos relacionar com nossos Orixás, a ouvir suas vozes, conhecer suas forças e a acordá-las. Contudo, nesta Tradição o único meio para se conquistar a intimidade com essas forças é por meio de Iwa Pele, o bom caráter, a boa conduta, o bom temperamento. Esta Tradição tem como pilares uma ética forte, o apreço pelos estudos, o desenvolvimento de um profundo auto-conhecimento, tolerância, respeito e valores que nos façam à altura de nossos próprios espíritos.
Ifá sabe que todos somos uma essência divina, chamada de Ori, Eledá, uma essência nobre, perfeita, virtuosa, o nosso próprio espírito, que habita o Orun (Astral). Mas Ifá entende também que estamos caminhando sobre Aye (Terra) e dela fazemos parte: recebemos suas bençãos, e também suas dificuldades; estamos vivendo sob suas leis.
Ifá e os Orixás são forças que, pela orientação, exemplo e transmissão do Axé, levam o ser humano a progredir, prosperar, encontrar sua felicidade e seu lugar no mundo, aprendendo a se reconhecer profundamente e a extrair o seu melhor, e não o pior, através da transformação consciente de seus próprios pontos falhos e do desenvolvimento das condições que favorecem o reconhecimento e o domínio de seus pontos fortes.
Por meio da orientação oracular realizada pelos Sacerdotes, é possível acessarmos a sabedoria de Ifá e dos Orixás, suas orientações e os caminhos para experimentarmos o melhor do Axé que nossos Oris carregam.