Oxóssi
Oxóssi, Senhor das Matas, da Caça, da Fortuna e Abundância, não é conhecido desta forma por seu apreço às manifestações externas da “riqueza”.
Sua principal riqueza é justamente a sua profunda inteligência e poder de conexão, que são as suas Medicinas.
Tudo aquilo que é externo nas nossas vidas só pode ser experimentado verdadeiramente se estiver preenchido de essência, de vida e de alma. Portanto, o campo que Oxóssi domina é o da Natureza, seja a Natureza Terrena, seja a Natureza Interior. É ali que ele opera para que o interno e o externo sejam ricos, saudáveis, abundantes.
O Senhor das Matas Selvagens não está nem só nem isolado no interior da sua floresta. Ao contrário do que muitos que não o conhecem reproduzem de maneira superficial, ele não é nem de longe o Orixá da solidão; não está separado e nem despreza os demais seres e a potência medicinal das conexões e das relações.
Pelo contrário, Oxóssi está silenciosamente se conectando com todos os seres, com intimidade, mas pelas vias interiores. Essas vias interiores demandam silêncio, quietude, contemplação, serenidade, fé, amor e confiança.
E, principalmente, coragem.
Oxóssi despertou para o seu lado selvagem e foi isto que o conectou com a Natureza. Um dia, algo na Natureza lhe chamou a atenção, uma vibração irresistível que o levou a se embrenhar pelas matas sem saber o que encontraria e ali deixou de dar importância demasiada para os condicionamentos ligados ao mundo exterior e as expectativas da Matrix.
Ali, no Coração da Terra, cercado de vida, Oxóssi se desnudou. Deixou de viver de máscaras, rompeu sem olhar para trás com as expectativas de aceitação do seu meio social, de seus pais e de seus ancestrais para viver exclusivamente a sua essência. Rompeu com os hologramas de aprisionamento, encontrou a cura para as Corrupções.
Parou de culpar aos outros, de alimentar o ciclo polarizado da vítima x culpados, para assumir a responsabilidade para consigo mesmo e se tornar responsável para com os demais seres da Criação. Responsabilidade que vêm da Consciência e Sabedoria de Oxóssi.
No coração silencioso e musical da floresta, observou atentamente o comportamento dos animais, dos vegetais, a interação entre os seres e os elementos, cristais, Água, Fogo, Ar e Terra.
Em cada espécie animal, Oxóssi viu um ser. Em cada espécie vegetal, viu um ser. E, em todos os seres, Oxóssi viu Deus.
Em cada Deus, viu um só Deus, e Nele, viu a Si Mesmo.
Como Divino Desperto, Oxóssi despertou para o seu Eu Medicinal.
Oxóssi observou a maneira como as plantas extraem nutrição do solo a partir de suas raízes e a seiva alimentar é distribuída através do caule e dos galhos por todo o corpo das árvores, chegando às folhas e abastecendo cada célula da planta que, em contato com a Luz Solar, sintetiza o seu próprio alimento.
Observou a nutrição dos animais, a alimentação, a respiração, e como essas duas fontes de energia se alquimizam no interior de cada espécie alimentando seu sangue com vida, sangue esse que é levado pelas veias a cada célula do corpo físico.
Oxóssi compreendeu então que tudo e todos estão cheios de Vida, uma Vida que é abastecida por um fluxo contínuo que é o fluxo das conexões.
Oxóssi compreende que as Leis Universais que regem Universos, mundos, galáxias, estrelas e sistemas, é o mesmo que rege a natureza, nossos corpos, células e relações.
Portanto, Oxóssi está mais conectado do que todos. Seu aparente silêncio é em relação aos caminhos externos.
Oxóssi observou tudo isso e se enxergou, se compreendeu. Entrou em estado de conexão com o Divino a partir do seu interior. Oxóssi está vivo e explorando os caminhos interiores do Self.
Oxóssi é o Arquétipo de Deus experimentando a si mesma pela via interna. Os caminhos espaço-temporais e quânticos que conectam todos os seres e todos os mundos em qualquer lugar do Universo não estão localizados fora, mas dentro.
Oxóssi domina os caminhos de fora porque antes de mais nada conhece e tem intimidade com os caminhos de dentro. Recorremos a ele para silenciarmos a mente e explorarmos o incrível Universo dos nossos Eus Superiores, que é aquela parte divina de cada um de nós que gerou inúmeros veículos, Avatares, fractais, vidas e experiências.
Oxóssi nos auxilia a percorrermos a nossa Teia Interior enquanto seres medicinais e levarmos cura, integração, sabedoria e nutrição para as nossas partes feridas, cindidas e esquecidas, aos nossos Avatares, às nossas Animas (aspecto Feminino da Psiquê) e aos nossos Animus (aspecto Masculino da Psiquê), às nossas Crianças Feridas e a todos os nossos aspectos psíquicos e emocionais, curando e refazendo as conexões e relações interiores de nossas partes umas com as outras e as alimentando, pois a nutrição de uma árvore deve contemplar todas as suas folhas.
Oxóssi é agregador e conectivo.
Oxóssi opera distribuindo Medicinas através das Teias. Existem as Teias Interiores, que conectam toda as nossas partes em diversas dimensões, e as Teias Exteriores, em que nossas Teias Internas se conectam com as dos demais seres e nas quais as Medicinas pessoais de cada um são compartilhadas em prol do Todo.
Oxóssi conhece a si mesmo como ninguém e, portanto, sabe exatamente do que precisa, quando precisa e a quantidade em que precisa.
Portanto, Oxóssi é PRECISO.
Oxóssi não economiza, não é carente e não vibra na miséria de amor, de afeto, de alimento, de trocas. Oxóssi é profundo e, portanto, abundante.
Oxóssi também não desperdiça, pois não somente é sábio como também valoriza cada vida, cada Medicina, o esforço e o trabalho de cada ser na manutenção do Grande Plano do Criador, e valoriza o poder da generosidade, da doação, mas também o poder de receber e alimentar-se para RENOVAR-SE.
Oxóssi não precisa de muitas flechas porque é bastante preciso. Basta uma. Ele jamais erra o alvo porque vibra apenas no Propósito. Ele usa sua inteligência e sua serenidade para atirar no alvo correto sem esforço algum e sem desperdício das próprias energias.
É a ele que recorremos para silenciar e ouvir o som da nossa música pessoal, aquelas Notas Sagradas que tocaram no instante da nossa Criação nos impregnando de uma Identidade Sideral.
É a ele que recorremos quando estamos cansados e desvitalizados, sangrando nossa energia vital e nossas Medicinas com caminhos e seres inflexíveis e blindados.
É a ele que pedimos que nos revele as maravilhas dos nossos Universos interiores, que nos ensine a resgatarmos as nossas Medicinas e façamos as correções das nossas imprecisões, recuperando o poder da auto-estima e do Verdadeiro Amor ancorado por Oxum.
É Oxóssi quem nos ensina a ouvir a Voz do Coração, a Voz do Eu e não a do Ego (vozes muito confundidas uma com a outra, às vezes sem querer e às vezes de propósito), para sabermos as nossas necessidades e os nossos caminhos nesta jornada terrena.
Assim como os demais Orixás, o Arquétipo de Oxóssi representa uma parte de cada um de todos nós. Uma vez finalizado o trabalho interno, estamos Inteiros. Uma vez Inteiros, podemos desfrutar de relações e oportunidades com outros Seres Inteiros.
Oke Arô, Mitakuye Oyasin, Senhor das Matas! (Por todas as nossas Relações!)
Texto original de Leo Estelrich para Aldeia Estrela Azul do Oriente
Reprodução e compartilhamento permitidos desde que creditada a fonte original.